Procrastinação, sabe o que é?

Muito se tem ouvido falar nessa palavra, mas você sabe o que é “Procrastinação” será que você também tem procrastinado?
Procrastinar significa adiar, o famoso “deixar para depois” uma situação, uma decisão que deveria ser tomada agora. Adiar algumas decisões importantes por um longo período de tempo pode causar frustração, ansiedade e até mesmo trazer outras consequências.
Incômodos com a falta de atitude para resolver situações desde arrumar um guarda-roupa, agendar uma consulta médica, escolher a profissão, estão cada vez mais presentes nos consultórios de psicologia, decisões que as vezes parecem simples, mas que são procrastinadas e causam muito sofrimento.
E por mais que pareça ser um comportamento preguiçoso ou uma fraqueza essa conduta pode acontecer com pessoas consideradas proativas e até mesmo bem dispostas. E por que será que temos esse comportamento cada vez mais estudado por especialistas?
Quando adiamos algo considerado fundamental e que sabemos ser importante, estamos vivenciando mecanismos considerados “sabotadores” que nos impedem de concretizar nossos objetivos. E isso acontece porque existem vários pensamentos, crenças e sentimentos negativos que nos impedem de prosseguirmos e um deles é darmos desculpas para de fato não concluirmos o que desejamos, mas esses mecanismos são na maioria das vezes inconscientes (não os percebemos).
Essas desculpas que usamos tem uma força emocional negativa e muitas vezes são reforçadoras do nosso comportamento procrastinador.
Esse comportamento parece simples, mas é bem complexo por envolver componentes cognitivos, emocionais e comportamentais que fornecem ao procrastinador um conforto temporário diante de uma tarefa aversiva.
Diversas são as razões que podem levar a esse comportamento sabotador e procrastinador dentre elas uma preocupação excessiva das pessoas com a própria capacidade de fazer as coisas corretamente; outras adiam tarefas porque não querem ter de realizá-las; e ainda há pessoas que procrastinam porque não são organizadas e simplesmente não sabem por onde começar.
Deixar de adiar, de procrastinar tem solução!!!
Mas, o tratamento exige principalmente a mudança no comportamento e é esse o propósito da Terapia Cognitivo-Comportamental.
A Terapia Cognitiva Comportamental buscará tratar a procrastinação, enfatizando a importância de conscientizar-se da procrastinação, de percebê-la e substituí-la por engajamento na tarefa por meio da identificação e da modificação de crenças procrastinatórias inconscientes e, principalmente, a fim de obter ganhos de curto e longo prazo.