Ansiedade na Gravidez
Mulheres e bebês são interligados desde o início, isso é um fenômeno natural e não há nada de errado nisso.
Muitas ou a maioria das mulheres querem ter um filho ou em outras palavras tornar-se uma mãe. Atualmente este desejo vem acompanhado de uma boa carreira profissional e uma vida dupla ou tripla de trabalho, casa e outros mil afazeres.
Existem várias mulheres grávidas que sofrem de estresse severo e distúrbio emocional e daí surge a pergunta como tornar-se mãe pode trazer tanta alegria e ansiedade ao mesmo tempo? O que pode causar tanto estresse?
Durante a gravidez, a mulher passa a maior parte de seu tempo pensando e se afogando em seus pensamentos.
Na maioria das vezes os pensamentos comuns durante este período são se o seu recém-nascido vai ser normal? se dará conta de cuidar de outra vida? se seu bebê será uma criança feliz? Etc.
Estes pensamentos são bastante esperados, pois esta é uma fase preparatória para a mãe para amar o bebê que está crescendo dentro de seu útero e também seu corpo está se preparando para se adaptar às mudanças para atender a demanda da nova vida que está crescendo dentro de dela.
Estresse durante a gravidez
Outros fatores que podem levar ao estresse rigoroso durante a gravidez são:
- A renda incerta durante a gravidez,
- Uma relação inconsistente com o pai do bebê,
- Não há suporte emocional e moral,
- Gravidez inesperada e indesejada que poder atrapalhar outros planos de vida.
É essencial para ser mentalmente estável durante a gravidez e resolver todas as preocupações e dúvidas com seus amigos íntimos, familiares e médicos.
Não é impossível lidar com a ansiedade na gravidez, como outras crises da vida, a ansiedade exagerada na gravidez pode ser facilmente tratada.
A gestante é a pessoa certa para determinar o que é melhor para seu bebê e sempre quer fazer o melhor para o bem-estar de seu filho.
No entanto, note que a ansiedade na gestação pode não dar bons resultados para a criança. Vários estudos revelam o fato de que se a rotina da mãe é estressante e ela é muito ansiosa durante a gravidez, em seguida, seu bebê é obrigado a desenvolver um comportamento estressante mais tarde na vida. Entre as semanas 12 e 23 do bebê no útero da mãe é mais susceptíveis de serem afetadas pelo stress e ansiedade de sua mãe.
O que de bom pode vir de fora?
Diferente de abrigar alguns pensamentos negativos a mãe pode se preparar com mais leveza para a chegada do bebê.
O que pode ser feito durante a gravidez para lidar com a ansiedade?
Cerca de 10% das mulheres desenvolvem sintomas de ansiedade durante a gravidez. Seguindo os passos abaixo vai certamente ajudá-las a lidar com a situação de uma maneira melhor.
- Procure o conselho de seu médico sobre seus planos para engravidar, ou se você já estiver gravida instruções que irá ajudá-la a lidar com sua ansiedade na gravidez estrategicamente.
- Tenha uma ligação com o seu parceiro de uma forma mais forte e íntima, isso garantirá apoio e amor que a ajudará a lidar com as situações de uma maneira melhor.
- Relaxe mantenha passatempos de seu gosto, converse com seus amigos, faça caminhadas, divida experiências com outras gestantes. Todas essas atividades irão desviar-lhe a mente e manter o estresse sob controle.
- Abra-se para o seu marido ou parceiro e amigos próximos e discuta o que pode estar lhe causando estresse.
- Se necessário procure uma terapia para se adaptar a uma rotina mais leve e trabalhar os pensamentos disfuncionais que estão te impedindo de ter uma gestação tranquila e desfrutar desse momento lindo.