Ansiedade

O que é Ansiedade?
A ansiedade é um estado emocional natural vivenciado por todos os seres humanos, ela é uma reação a situações que podem provocar dúvida, medo ou expectativas sobre algo que vá acontecer.
Quando vivenciada de uma forma saudável a ansiedade pode ser uma grande aliada para melhor gerenciarmos, planejarmos o nosso dia a dia.
Mas ela passa a ser patológica quando se torna uma emoção desagradável e incômoda, que surge sem estímulo externo apropriado ou proporcional para explicá-la, ou seja, não necessariamente irá acontecer um evento para que ocorra essa emoção ou quando a intensidade, duração e frequência estão aumentadas e acabam trazendo prejuízos no desempenho social da pessoa.
Sintomas de Ansiedade
Somáticos:
– taquicardia,
– palpitação,
– dificuldade respiratória,
– calafrios,
– tremor,
– tensão muscular,
– dor de cabeça,
– náuseas,
– sudorese, entre outros.
Sintomas cognitivos:
– dificuldade de concentração,
– hipervigilância,
– pensamento catastrófico,
Sintomas comportamentais:
– como inquietude,
– isolamento e esquiva;
Sintomas emocionais:
– apreensão,
– medo,
– irritabilidade e impaciência;
Possíveis causas da Ansiedade
-Excesso de preocupação
-Correria do dia a dia
-Excesso o de informação
-Excesso de trabalho intelectual (desgaste do córtex cerebral, não consegue repor a energia biopsiquica)
– Evento Pós-traumático
Tratamento da Ansiedade
O tratamento usado para a ansiedade vai depender do nível e do comprometimento que ele traz ao paciente e isso geralmente é avaliado pelo profissional. Nos casos onde há um desconforto que trazem maiores prejuízos para a pessoa os ansiolíticos são fundamentais para o tratamento ajudando assim no controle da serotonina que o principal hormônio disfuncional nos transtornos de ansiedade, mas apenas o tratamento medicamentoso não tem a capacidade de conduzir o ser humano ao gerenciamento de suas emoções e pensamentos que também estão disfuncionais e por isso a importância do acompanhamento psicológico para tratar a causa dos sintomas, não só apenas a disfunção da serotonina do sistema nervoso central.
A Terapia Cognitivo Comportamental é o método terapêutico cujo objetivo é modificar padrões de pensamentos e comportamentos associados aos sintomas de ansiedade.
Hábitos que podem melhorar a Ansiedade
Exercícios físicos: liberação de endorfina e serotonina neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar. Principalmente exercícios ao ar livre.
Andar descalço: O nosso corpo produz uma eletricidade estática que deve ser descarregada.
Simples meditações: lugares calmos, silenciosos de 10 a 20 minutos, favorece a concentração e agitação provocadas pela ansiedade.
Investir em autoconhecimento: psicoterapia e outras formas terapêuticas.
Evitar produtos que contenham cafeína: café, Coca-Cola, cigarro, por serem psicoestimulantes.
Usar alimentos que contenham Tripitofano (banana, abacaxi, castanha, iogurte natural), Selênio, Mineiras e alimentos naturais.
A ansiedade em muitos casos precisa de cuidado para que não se torne um transtorno generalizado, então é muito importante estar atento aos sintomas e buscar ajuda quando existir esse desconforto que pode trazer prejuízos a vida do paciente.