Seu filho chora muito quando precisa ficar sem você?

Este conteúdo é para pais e mães em que o filho tem:
- Sofrimento exagerado quando um dos pais se afastam ou apega excessivo a um dos responsáveis ?
- Preocupação acerca da possível perda ou de perigos envolvendo essa figura de apego?
- Relutância persistente ou recusa a sair, afastar-se de casa, ir para a escola ou a qualquer outro lugar, em virtude do medo da separação?
- Temor ou relutância em ficar sozinho ou sem as figuras importantes de apego em casa ou em outros contextos ?
- Repetidas queixas de sintomas somáticos (p. ex., cefaleias, dores abdominais, náusea ou vômitos) quando a separação de figuras importantes de apego ocorre ou é prevista ?
Diante dessas características seu filho pode estar sofrendo de Ansiedade de Separação.
O que é transtorno de ansiedade de separação?
O transtorno de ansiedade de separação é caracterizado por uma reação anormal a uma separação de um ente próximo. Separação esta que pode ser real ou imaginária, e que interfere significativamente nas atividades diárias e no desenvolvimento do indivíduo.
Algumas crianças podem exibir retraimento social, apatia, tristeza ou dificuldade de concentração no nos brinquedos.
Podem ter medo de animais, monstros, escuro, assaltantes, ladrões, sequestradores, acidentes de carro, viagens de avião e de outras situações que lhes dão a percepção de perigo à família ou a eles próprios.
Quando extremamente perturbadas pela perspectiva de separação, as crianças podem demonstrar raiva ou, às vezes, agressão em relação a quem está forçando a separação.
A origem do Transtorno de Ansiedade de Separação é complexa, estudos demonstram que ambos fatores biológicos (ex. genéticos, neurológicos) e ambientais (ex. relacionados com a família, experiências precoces, características do temperamento da criança, relacionados com a escola) e psicológicos (características do temperamento da criança).
O diagnóstico do transtorno de Ansiedade de Separação
O diagnóstico requer uma abordagem ampla envolvendo a criança, os pais, os professores e outros cuidadores. Ele baseia-se nas informações de todas as partes, entrevistadas separadamente e procura-se avaliar os comportamentos, pensamentos e sintomas físicos que a criança apresenta.
Tratamento para o Transtorno
Da mesma forma a intervenção se da em todos os ambientes frequentados pela criança como casa, escola e no espaço terapêutico. Para as crianças que sofrem de sintomas mais graves o tratamento deve consistir na combinação de psicoterapia, medicação, e aconselhamento dos pais.
Terapia para Ansiedade de Separação
A terapia para Ansiedade de Separação geralmente consiste em orientações para pais cuidadores da criança, reuniões regulares com a criança, e pode incluir orientações aos professores sobre como ajudar a aliviar a ansiedade da mesma.
A terapia cognitiva é usada para ajudar as crianças a aprender como elas pensam e aumentar sua capacidade de resolver problemas e se concentrar nas coisas positivas que estão acontecendo, mesmo no momento da sua ansiedade. Ao aprender a se concentrar em pensamentos e sentimentos positivos, a crianças se torna mais aberta a aprender estratégias para lidar com a ansiedade.