Avaliação Neuropsicológica das Demências
Andes de começar, você deve estar se perguntando:
O que é Demência?
Bom, demência é uma síndrome de comprometimento cognitivo e comportamental. Dentre elas podemos citar: Alzheimer, Corpos de Levy, Demência Vascular e outras…
Ela tem severidade suficiente para interferir nas atividades de vida diária e a qualidade de vida da pessoa, por isso é muito frequente os pacientes e seus familiares reportarem sintomas de esquecimento, dificuldades em realizar tarefas antes rotineiras, além de alterações emocionais apatia, tristeza ou ansiedade logo numa fase muito precoce da doença.
Qual o objetivo da Avaliação Neuropsicológica nas Demências?
Assim, o papel da avaliação neuropsicológica nas demências é identificar o nível de funcionalidade do indivíduo, o qual constitui um dos critérios de diagnóstico de uma demência.
O objetivo da avaliação neuropsicológica do Alzheimer e em outras demências é perceber quais as tarefas do dia-a-dia (higiene pessoal, domésticas, profissionais, sociais, financeiras) que já não são realizadas com tanta facilidade e que impacto é que isto tem na vida da pessoa (relações interpessoais, autoestima, dinâmica familiar, etc.).
O diagnóstico da demência…
A Avaliação Neuropsicológica contribui ainda com o diagnóstico diferencial para identificar qual a demência e auxilia na avaliação da gravidade do comprometimento cognitivo.
Numa avaliação neuropsicológica, o avaliado realiza alguns testes para as quais é necessário avaliar uma ou mais funções cognitivas, como atenção, linguagem, funções executivas e principalmente a memória principal função afetada, e outras habilidades como social e emocional.
Posteriormente, o seu padrão de desempenho nas várias tarefas é comparado com o desempenho médio de um grupo de pessoas sem a patologia neurológica, com a mesma idade e com o mesmo nível de escolaridade.
Como a avaliação neuropsicológica ajuda no Alzheimer e outras demências?
A partir dos achados na avaliação neuropsicológica, somados aos outros exames e entrevistas, a avaliação neuropsicológica tem se mostrado de valor fundamental ao trabalho de vários profissionais e serviços, tendo em vista que ela propicia um amplo leque de aplicações em diferentes contextos.
Os testes neuropsicológicos são norteados para o auxilio no diagnóstico, prognóstico, orientação para o tratamento, auxílio para o planejamento da reabilitação, seleção de pacientes para técnicas especiais e perícia.