Avaliação Neuropsicológica no TDAH
Antes de falar da importância da Avaliação Neuropsicológica para o diagnóstico de TDAH, gostaria de responder uma pergunta que sempre me fazem:
O que é TDAH?
Bom, o TDAH é um transtorno no desenvolvimento do autocontrole, marcado por déficits referentes a atenção, ao manejo dos impulsos e ao nível de atividade (Barkley, 2002).
Criança e Adolescentes com TDAH
Infelizmente, muitas vezes por falta de informação as crianças e os adolescentes com TDAH são taxados como chatos, desligados, desmotivados frente às tarefas, sem força de vontade, bagunceiros e desorganizados.
Mas esses podem ser comportamentos sintomáticos característicos do transtorno que precisam ser investigados e tratados, já que essas características podem resultar nos fracassos escolares, nas dificuldades emocionais e sociais.
A avaliação neuropsicológica é realizada por um psicólogo especialista na área através de uma minuciosa investigação clínica da história do paciente e vários recursos instrumentais (entrevistas, escalas, testes psicológicos).
O objetivo da avaliação neuropsicológica no diagnóstico de TDAH:
O objetivo primordial de uma avaliação envolve, além de determinar a presença ou ausência do TDAH, outros pontos importantes, como investigar as condições acadêmicas, psicológicas, familiares e sociais para se delinear um plano de intervenção adequado para tratamento do quadro.
Como é feita a avaliação neuropsicológica:
A avaliação completa é realizada em alguns encontros e geralmente se divide em:
– Entrevista de anamnese com os pais
A entrevista com os pais visa identificar as principais queixas dos mesmos (duração, frequência, início, oscilações, repercussão dos sintomas); informações sobre o desenvolvimento da criança e do adolescente (motor, intelectual, acadêmico, emocional, social e da linguagem); história familiar (possíveis transtornos mentais na família, dificuldades conjugais, dificuldades econômicas ou profissionais, estressores psicossociais incidentes sobre a família); e tratamentos anteriores ou suspeitas diagnósticas.
– Entrevista com a escola
A percepção do professor sobre o comportamento da criança/adolescente como seguir as regras, respeitar a autoridade na sala de aula, capacidade de se comunicar e se fazer entender, sintomas de desatenção, dificuldade de memorização, habilidades sociais e outros, é uma fonte muito valiosa de informação, tanto no processo diagnóstico como na avaliação do tratamento.
– Uso de escalas
Além das entrevistas, o uso de escalas e questionários para pais e professores é um procedimento importante para fornecerem dados sistematizados e uma visão mais objetiva, com dados quantitativos dos sintomas do paciente.
– Uso de Testes
Os testes utilizados na avaliação neuropsicológica são tarefas padronizadas que visam descrever e quantificar as funções cognitivas do avaliado seguindo uma normatização correspondente a idade, a escolaridade, a língua do país e outras características culturais.
– Devolutiva
A devolutiva para os pais e para escola (quando necessário) é de extrema importância porque é nela que se dará o retorno com os resultados, orientações e encaminhamentos para o tratamento /reabilitação do avaliado. Já que o objetivo central do diagnóstico não é classificar o paciente dentro de uma categoria apenas, e sim conhecer as características particulares dele para dar melhor subsídio para o tratamento e alcançar grandes objetivos ao longo de cada fase da vida.
Nesse sentido, a avaliação neuropsicológica tem muito a contribuir para o diagnóstico de TDAH.
Uma boa avaliação neuropsicológica também deve ser capaz de traçar um perfil comportamental e emocional do paciente.
Conhecer os pontos fortes e não só as limitações, ajudar na definição de objetivos terapêuticos específicos e na consequente melhora da qualidade de vida do paciente. Isso significa incluir recomendações funcionais para múltiplos contextos além de orientações para o tratamento propriamente dito.