Brincar com as crianças

Brincar com as crianças é muito importante para o desenvolvimento infantil. Atualmente é comum observarmos crianças, as vezes ainda muito pequenas, com uma rotina bastante atarefadas, tomada por diversas atividades e compromissos.
Muitas vezes, fica difícil encontrarmos um tempinho, na correria do dia a dia dessas crianças, na qual elas possam, simplesmente, ter espaço e tempo para brincar, sem contar na falta de horário dos pais para se divertir com elas. Mas, afinal, você sabe porque brincar é considerado algo tão importante para o desenvolvimento dos pequeninos?
O brincar funciona como um meio da criança se expressar, contexto no qual ela elabora seus conflitos e demonstra seus sentimentos, ansiedades desejos e fantasias, e o contato com os pais durante as brincadeiras fortalece ainda mais a confiança e segurança na criança, além da mesma perceber o cuidado e o carinho dos seus responsáveis para com ela.
Disponibilizar espaço e tempo para brincadeiras, portanto, significa contribuir para um desenvolvimento saudável do seu filho. É importante também que os adultos resgatem sua capacidade de brincar, demonstrando assim, mais disponíveis para as crianças enquanto parceiros e incentivadores de brincadeiras.
Aproveite então todos os tempinhos livres para brincar com seu filho, mas não se esqueça de 5 regrinhas para a brincadeira:
1- se sujar de tinta faz parte da criatividade de quem quer pintar um desenho bem bonito para o papai, então não se deve privar a criança de se sujar, de bagunçar, para explorar sua criatividade.
2- as vezes gritos e muito barulho só querem demonstrar o quanto está feliz por você estar por perto, por isso dê limites sem reprimi-lo e correr o risco de estragar a brincadeira.
3- no brincar a criança também precisa saber o que é perder e o que é ganhar, portanto não seja rigoroso, nem bonzinho demais.
4- pressa, correria e tempo cronometrado não cabem dentro do Brincar com as crianças, portanto só comece a brincadeira se estiver realmente disposto a se envolver e a se dedicar por ela.
5- a regra principal é não ter muitas regras é deixar que sua criança se expresse e sinta-se importante por você ter tirado o seu dia para cuidar dela.
“O brincar sempre será a forma mais criativa e saudável de você se comunicar com seu filho.”