Autismo – 02 de Abril

Você sabe o que é o Autismo?
O Autismo é uma desordem neurológica que altera a forma das conexões entre as células nervosas e suas sinapses, comprometendo principalmente a interação social, o comportamento que fica restrito e repetitivo, a comunicação verbal e não verbal, além de dificuldades de aprendizagem.
Está atribuído a causas hereditárias, mas não se descarta a influência de fatores ambientais também.
Não existe uma técnica precisa para o diagnóstico do autismo. A identificação é feita pela observação dos comportamentos e sintomas. Isso aumenta a possibilidade de ser confundido com outros distúrbios, por isso deve ser feita por um profissional competente.
O comprometimento e suas consequências têm os mais variados níveis, assim sempre direcionado por uma equipe multidisciplinar, o tratamento vai ser definido de acordo com as particularidades de cada sujeito e é recomendado que se inicie o mais cedo possível. Ainda assim, algumas intervenções são recomendadas para a maioria dos casos:
– Estimulação do desenvolvimento da linguagem;
– Organização do ambiente físico visando a independência e o aprendizado;
– Inclusão nas rotinas do ambiente familiar.
Mas sem dúvida o tratamento mais importante e sem contra indicação é o respeito e o carinho da família e de todos os que cercam os indivíduos com diagnóstico de autismo.
FONTE: Camila Vasconcelos – Psicóloga
https://www.facebook.com/Psic%C3%B3loga-Camila-Vasconcelos-407795486088717/