Encoprese – eliminação das fezes

Definição
A Encoprese é um distúrbio da evacuação caracterizado pela eliminação repetida e involuntária das fezes, sem a presença de qualquer causa orgânica que explique o sintoma. Trata-se de uma defecação descontrolada de origem emocional, que acontece em horas e lugares impróprios (por ex., roupas ou chão), de forma involuntária ou intencional, com frequência de pelo menos uma vez no mês durante 3 meses ou mais e a idade da criança deve ser acima de 4 anos, antes disso é não é tratado como um distúrbio . É classificada como primária ou secundária, de acordo com a ausência ou presença temporária de controle esfincteriano. Do tipo “primário”, o indivíduo jamais estabeleceu a continência fecal, e no “secundário”, a perturbação se desenvolveu após um período de continência fecal estabelecida. O ingresso na escola ou o nascimento de um irmão podem ser fatores predisponentes.
Diagnóstico
Atualmente é classificado com um distúrbio emocional, geralmente na idade escolar, e mais frequente em meninos.
Para o diagnóstico de Encoprese deve preencher os seguintes requisitos:
– evacuações em local e momento inadequados;
– ausência de doença estrutural e inflamatória;
– ausência de sinais de retenção fecal.
Tratamento
Inicia-se o tratamento criança-família com a desmistificação da problemática, explicação detalhada do mecanismo da encoprese e a apresentação dos objetivos terapêuticos, que incluem a regularização do hábito, a diminuição das tensões psicológicas e o aumento dos cuidados que visam a atingir essas metas. É imprescindível uma real aceitação do plano terapêutico pelo complexo criança-família para sua efetiva participação nele.
A psicoterapia é de fundamental importância no tratamento da encoprese. Se há uma cooperação da criança e um investimento e aceitação da família as medidas psicológicas simples são suficientes. A ação terapêutica mostra-se benéfica quando os pais tornam-se capazes de relacionar o sintoma com o funcionamento da família, em vez de associá-los exclusivamente à criança.