Frustração, como lidar?

Já se sentiu uma frustração em algum momento da sua vida? Sabe o que isso significa?
“Frustração = estado de um indivíduo quando impedido por outrem ou por si mesmo de atingir a satisfação de uma exigência pulsional.”- Dicionário Aurélio.
Conforme a definição acima retirada do dicionário, o sentimento de frustração costuma aparecer quando algo que desejamos ou esperamos não ocorre, ou não ocorre da forma como gostaríamos.
Essa emoção pode ser intensa e causar sofrimento por que traz consigo uma sensação de incapacidade ou até mesmo incompetência, principalmente quando é algo que depositamos muitas expectativas e que dependia apenas de nós mesmos para se concretizar.
Os motivos que podem levar ao sentimento de frustração são variados, o que difere esse sentimento de apenas uma tristeza são as reação que cada pessoa tem diante dele como a raiva, desânimo, fuga e compensação.
- Raiva
Não é raro ver pessoas frustradas “descontando” sua frustração em alguém por sentir-se com raiva. Esse dois sentimentos associados podem provocar comportamentos agressivos em quem os sentem, como as explosões de raiva. Esses comportamentos acontecem por não saberem lidar com o momento, e acabam usando a agressividade como forma de aliviar a tensão provocada pela sua insatisfação. Além da frustração, vêm o remorso, a auto-acusação e mais frustração consigo mesmo, o que leva a um ciclo vicioso difícil de ser interrompido sem ajuda da psicoterapia.
- Desânimo
Como as coisas aparentemente “não dão certo mesmo”, a pessoa tende a se sentir desanimada e sem expectativas para outros planos e de seguir adiante.
- Fuga
Alguns, ao se frustrarem, se afastam, não querem mais contato com a situação e passam a evitar aquela circunstância. Acontece com pessoas, que não conseguem se relacionar com outras e, em consequência de não saber lidar com isso, acabam se isolando cada vez mais.
- Compensação
O indivíduo acaba se compensando por suas frustrações com coisas que o façam se sentir melhor, mesmo que temporariamente. “Como, por exemplo, comer em excesso, drogas, álcool, sexo etc.”
Psicoterapia para as frustrações
Como já mencionado a forma de reagir à frustração pode trazer consequências negativas para a vida da pessoa. Estando fora de nosso controle, não conseguimos evitar nos sentirmos frustrados, magoados ou mesmo com raiva daquilo que não pudemos obter.
Diante destas situações, a frustração tende a aparecer, e é importante que saibamos dar vazão aos sentimentos sem nos prejudicarmos ainda mais. E são nesses sentimentos que vão trabalhar os psicoterapeutas.
A Terapia Cognitivo-Comportamental em especial, irá trabalhar primordialmente a aceitação desses sentimentos, e estimular no paciente a tolerância para lidar com eles para que não haja tanto sofrimento em situações diversas.
Aceitar uma situação significa, principalmente, parar de lutar contra e portanto, tolerar o desconforto que está sendo vivenciado, tentando encontrar maneiras alternativas de lidar com ele, encarar a situação por outra perspectiva preparando-se melhor para o futuro como por exemplo evitar adotar atitudes impulsivas ou imediatistas já pode ser bastante benéfico para quem tem dificuldade em aceitar uma situação desfavorável.
Encarar a frustração por outra perspectiva significa romper um círculo vicioso: o de negar os sentimentos, não reavaliar a situação e assim reforçar a frustração. Ao passo que quanto mais treinamos a aceitação, mas tolerantes nos tornamos, e quanto mais tolerantes somos, menos frustrados nos sentimos e menos dificuldades teremos em aceitar e nos adaptar às situações adversas.