O que uma criança com 1 ano já sabe fazer
O que uma criança com 1 ano já sabe fazer
Eu percebo que os pais, principalmente, aqueles de primeira viagem, sempre ficam preocupados se a criança está tendo um desenvolvimento dentro do esperado, ou seja, se ela está atingindo os marcos de desenvolvimento estabelecidos para sua idade. E por isso podem ter duvidas sobre o que uma criança com 1 ano já sabe fazer.
A criança com 1 ano está fazendo muitas descobertas. O cérebro está em constante transformação e milhares de conexões sinápticas estão acontecendo. O resultado disso é a aprendizagem. A criança com 1 ano está descobrindo o mundo e aprendendo como se posicionar dentro dele.
– Atender pelo nome quando se é chamada – a criança até o seu primeiro ano já se reconhece pelo seu nome.
– Sorrir quando se brinca com ela – o ato de sorrir está presente desde muito cedo na criança, ainda que de forma involuntária e aos poucos ele se torna um ato intencional.
– Olhar para objetos que você apontar – antes de completar um ano o bebê já se direciona para olhar para objetos que estão sendo apontados.
-Brincar de escondeu e achou – aquela velha brincadeira de se esconder atrás das próprias mãos parece uma simples brincadeira, mas é muito importante para perceber a reação da criança de compreender objeto presente e ausente. É comum que a criança manifeste algum tipo de comportamento de espanto quando você se esconde e de alegria quando você aparece novamente. Mesmo que isso se repita por muitas vezes.
– Apontar para um objeto que ele quer – a expressão não verbal surge antes da forma oral de se expressar, portanto é esperado que a criança até o seu primeiro ano de vida ainda aponte para os objetos ao qual gostaria de se referir.
– Dar tchau – o ato de dar tchau é ensinado muito cedo pelos pais, logo quando a criança já apresenta uma boa sustentação dos membros superiores, ou até mesmo antes disso, sendo o braço movimentado pelos pais para representar o cumprimento, por isso é uma ação que a criança já sabe fazer ante de 1 ano.
– Bater palmas – também é ensinado como dar tchau, geralmente para que a criança já saiba bater o seu parabéns no seu primeiro aniversário.
-Se divertem ao jogar objetos no chão para outras pessoas pegarem- também conseguem pegar um objeto e entregá-lo a outra pessoa e tirar e colocar brinquedos de uma caixa.
-A criança no seu primeiro ano de vida emite sons que chamamos balbuciar, são sons que se parecem com as palavras; e busca o tempo todo por interações sociais, interagir com as pessoas e o mundo a sua volta.
Entretanto, essas habilidades em algumas crianças podem demorar um pouco mais para serem desenvolvidas. Isso acontece porque existe uma margem para que isso aconteça e tudo depende muito da estimulação e da relação dos pais com a criança.
Contudo, é importante que os pais fiquem atentos se essas habilidades ainda não foram desenvolvidas no primeiro ano de vida para intervir em possíveis atrasos.