Sono da criança

O SEU FILHO DORME MAL?
Tá na hora de algumas dicas para melhorar o soninho dos nossos anjinhos:
Existem alguns hábitos ou mau hábitos que podem estar favorecendo o sono ruim da sua criança e a falta de rotina pode ser um deles. Precisamos ensinar e repetir o comportamento da criança até que ela perceba que aquele é o seu dia a dia e assim incentivarmos a independência dela.
Brincadeiras antes de dormir
Ao contrário do que muitos pais acreditam brincadeiras que envolvem muita movimentação física que deixam a criança agitada e aparentemente mais cansada não favorecem um sono de qualidade à mesma, portanto antes de dormir prefira atividades mais relaxantes, como contar ou inventar uma história. Um banho pouco antes de ir para cama também é um grande aliado para um bom descanso.
Local para adormecer
A criança deve sempre dormir diretamente no devido local onde vai acordar seja sua cama ou seu berço, então evite niná-la para adormecer no colo, colocá-la no carrinho ou bebê conforto ou passear de carro para que ela pegue no sono. E principalmente levá-la para dormir na cama dos pais, compartilhar a cama com frequência atrapalha não só o sono da criança como da família, porque não incentiva a independência da criança e prejudica a intimidade do casal.
Medo do escuro
Algumas crianças têm medo de fica no escuro. Se a criança acordar assustada ou chamar pelos pais de madrugada, os pais precisam dar atenção, para que a criança sinta-se segura, mas de preferência no quarto do filho e até que ele adormeça novamente. E aos poucos, esse processo facilitará que a criança se acalme e aprenda a dormir sozinha. A luz acessa ou televisão ligada para que criança se sinta mais segura também não é uma boa ideia, o ideal é deixar apenas uma luz no corredor ou uma fresta de luz que ilumine o caminho caso ele acorde de madrugada. E sempre muita conversa para explicar aos baixinhos que não o que temer.
Alimentação
É importante que a criança não vá pra cama nem com fome e nem com a barriguinha muito cheia. De preferência a última refeição deva ser feita com 2 horas antes do adormecer se for o jantar e as mamadeiras até 1 hora antes. Se a criança tem fome, com ressalva dos bebês, os pais devem verificar se a alimentação no restante do dia ou na última mamada da noite está sendo suficiente.
Sonecas diurnas
As sonecas diurnas são necessárias geralmente até os primeiros 24 meses de vida do bebê, onde o sono ainda acontece de forma mais fragmentada. Depois desse período normalmente, esse sono se torna mais saudável depois do almoço em curto tempo para não influenciar o sono noturno. À medida que seu filho cresce, a necessidade de dormir durante o dia diminui.
Pode ser que seu filho demore para se adaptar à rotina. Isso é normal. O importante é se manter firme e repetir o processo até que a criança fique mais segura e, com certeza, vai dormir melhor!!!
BOM SONINHO A TODOS!!!